O QUE É ROTOMOLDAGEM E COMO FUNCIONA O PROCESSO?

Foto: banco de imagens Pixabay

A rotomoldagem, também chamada de “moldagem rotacional”, é um processo bastante utilizado no setor industrial de produção de plástico, principalmente para os tipos PVC, Polietileno e Polipropileno. 

A principal função desse processo é fazer a transformação de termoplásticos, ou seja, basicamente, é o processo de modelagem de peças plásticas, desde as mais simples até as mais complexas, em diferentes tamanhos e formas. 

Uma das vantagens da rotomoldagem é que esse é um processo que tem um custo mais baixo se for comparado com outras técnicas que resultam no mesmo tipo de produto. Embora o nome seja grande, o método, na verdade, é bem simples. Confira:

1. Os polímeros em pó são colocados em seus moldes;

2. Esses moldes vão para dentro de um forno, onde são aquecidos enquanto fazem um movimento constante de rotação, para que a resina derreta e preencha perfeitamente as paredes do molde. 

3. Nessa parte do processo, o molde, ainda fazendo os movimentos de rotação é resfriado para solidificar o material, e assim, poder ser retirado em forma de peça. É também chamado de desmoldagem.

4. Depois que a peça é removida, são dados os últimos acabamentos, e então está pronta para ser despachada.

O molde utilizado no processo pode ser feito de vários materiais como por exemplo cobre, aço, gesso ou cerâmica (desde que sejam resistentes às mudanças drásticas de temperatura e ao movimento, e seja fácil de retirar a peça depois de pronta).

Bem simples, não é? O segredo desse processo está nas máquinas, moldes e na própria matéria-prima que precisam ser de altíssima qualidade para que as indústrias possam confiar na hora da compra, para fabricar produtos bons e duradouros. 

Conheça agora os principais benefícios de utilizar o plástico rotomoldado como matéria-prima na sua empresa.

As vantagens de utilizar plástico rotomoldado

Além de contribuir para a diminuição da quantidade de resíduos plásticos descartados no meio ambiente, o custo do plástico rotomoldado é bem mais baixo do que do material virgem, exigindo um menor investimento inicial. 

Os rotomoldados também oferecem peças com maior uniformidade nas superfícies, melhor acabamento e podem ainda ser encontrados em uma imensa variedade de cores e texturas, possibilitando a produção de peças personalizadas.

E mais: as peças fabricadas com plástico rotomoldado são atóxicas, de longa vida útil e são fáceis de higienizar por conta da sua superfície muito mais lisa e bem acabada.  

Quais são as aplicações do plástico rotomoldado?

O plástico rotomoldado tem muitas aplicações e pode ser utilizado para vários segmentos industriais diferentes. Geralmente, são requisitados por empresas que fabricam materiais de grande porte e que precisam de peças resistentes e ocas. 

Mas há também a possibilidade de ser utilizado na fabricação de peças pequenas, ou até mesmo para se fazer itens mais comuns do cotidiano como velas decorativas ou embalagens para ovos de páscoa, por exemplo. 

Compre plástico rotomoldado de qualidade

Agora que você já conhece o material, o processo de fabricação, e várias aplicações possíveis, só o que falta é conhecer uma empresa que ofereça esse material com a máxima qualidade para que você comece a utilizar uma nova matéria-prima nos seus produtos, que seja resistente e sustentável.

A Raposo Plásticos é um exemplo de excelência e reconhecida na área pelo altíssimo nível de suas resinas termoplásticas. A empresa que possui um laboratório de ponta para testes e amostragem garante a qualidade e a personalização de seus materiais, pensando não somente nas vantagens competitivas, mas na prática da sustentabilidade. 


Entre em contato com a Raposo Plásticos e comece já a investir em qualidade e sustentabilidade.