COMO FUNCIONA A LOGÍSTICA REVERSA?

A logística reversa, basicamente, se trata da prática de redirecionar as embalagens pós-consumo às cooperativas que realizam uma triagem e, depois, enviam esses insumos para empresas especializadas que reciclam esses materiais para transformá-los em matérias-primas de novos produtos. Veja um exemplo:

Uma pessoa consome alimentos e bebidas embalados em materiais plásticos e faz o descarte dessas embalagens. Os catadores separam esse lixo e levam até as cooperativas ou empresas que fazem todo o processo de reciclagem e transformam os resíduos plásticos em matérias-primas para futuros outros produtos de diferentes segmentos.

Desse modo, os insumos que iriam para lixões, aterros ou até mesmo chegariam aos oceanos – prejudicando o meio ambiente e a vida humana – ganham a chance de serem novamente utilizados, de maneira sustentável.  

Ainda ficou com dúvida? O infográfico abaixo pode te ajudar a visualizar melhor como funciona esse processo passo a passo:

Em 2010, foi sancionada a lei nº 12.305, referente à Política Nacional de Resíduos Sólidos (entre outras regulamentações), que determina que as empresas que fazem a gestão integrada ou o gerenciamento dos resíduos sólidos precisam se organizar para que pelo menos parte do que produzem seja reciclado e retorne para as indústrias. 

Ou seja, de qualquer forma, a logística reversa precisa acontecer, mas a porcentagem mínima da massa da produção anual que deve ser destinada à reciclagem é de apenas 22%. É um número baixo, e por isso, existem algumas soluções que as empresas podem adotar para reciclar muito mais.

Como funciona a implementação da Logística Reversa nas empresas?

Agora que você já entendeu o que é, e como funciona a logística reversa, basta apenas aprender como colocá-la em prática dentro da sua empresa. 

O primeiro passo é fazer um planejamento: defina quais serão as políticas de retorno de materiais, capacite seus funcionários para que eles possam colaborar e entender quais serão os novos protocolos, informe seus clientes da mudança e mostre a eles os benefícios desta, e por fim, analise os processos com frequência e busque sempre aprimorá-los. 

Uma dica importante é procurar uma empresa de soluções sustentáveis de credibilidade, que tenha parcerias confiáveis. A Raposo Plásticos, por exemplo, é pioneira e líder de mercado na produção de resinas plásticas recicladas no Brasil, ou seja, uma excelente escolha.

Esse investimento pode render vários benefícios para as empresas que implementam a Logística reversa. Confira algumas vantagens no próximo tópico.

Vantagens da Logística Reversa para as empresas e para o meio ambiente

Não há dúvidas de que a logística reversa é totalmente vantajosa para o meio ambiente e para o futuro do planeta, já que só o Brasil descarta sozinho cerca de 11,3 milhões de toneladas de lixos plásticos anualmente, segundo pesquisa de 2019 feita pelo o WWF (Fundo mundial para Natureza), e recicla apenas 2% disso. 

Esses números alarmantes mostram o quanto é necessário que as empresas se preocupem com seus resíduos e procurem soluções para diminuir o impacto negativo do descarte. É nesse momento que entra a logística reversa. 

Além disso, empresas que investem nesse processo são muito bem vistas socialmente e por outras indústrias também, podendo atrair investimentos, melhorar a imagem da marca e ainda reduzir custos já que poderá baratear o preço de custo das matérias-primas. 

O que esperar para o futuro da Logística Reversa

A logística reversa na verdade é o futuro – e não somente das empresas, mas também do planeta. – Se todo o lixo plástico fosse reutilizado, a poluição dos oceanos seria praticamente nula e o meio ambiente, se pudesse falar, com certeza agradeceria. 

Além disso, é importante destacar que os processos podem ser muito positivos para a gestão da empresa e funcionar como uma forma de reduzir os custos sem precisar mexer nas contas, aumentando assim os lucros. 

Os empresários que não estiverem dispostos a investir nessa mudança agora, podem sentir futuramente o impacto negativo de não procurar propostas sustentáveis em um mercado que cada vez mais exige esse tipo de prática. 

Agora é com você: invista em Logística Reversa e leve a sua empresa a um outro nível de reconhecimento e responsabilidade.