OS EFEITOS DO CONSUMO PLÁSTICO NAS INDÚSTRIAS

A crise mundial causada pela pandemia, não parece ser a única existente no Brasil. Em um cenário completamente diverso, a discussão sobre o uso de materiais plásticos reciclados ainda aparece como uma espécie de “tabu” em nossa sociedade atual.

Nosso método de produzir, utilizar e descartar o plástico está literalmente fora de alcance. É um sistema que não obedece uma lógica consciente e, sem responsabilidade, compromete o  meio ambiente.  Para reverter esse quadro e os índices alarmantes sobre os problemas ambientais, a Indústria trouxe uma nova solução com o propósito de defender esse importante bem comum, e despertar um fio de esperança em uma proposta de economia baseada nos princípios da sustentabilidade.

Diversos setores começaram a adotar uma nova política, empresas de resinas plásticas assumiram um protagonismo ainda mais elevado com a função de construir um novo caminho. A relevância desse tema é fator de impacto na vida  das pessoas, o plástico que antigamente só tinha uma finalidade, o lixo,  agora possui um espaço amplo e presente na rotina das pessoas sem que muitas vezes elas saibam com profundidade sobre esse tema. 

Você consegue perceber os efeitos que essa aliança está proporcionando ao mundo? Afinal de contas, quais são os verdadeiros benefícios deixado pelos materiais plásticos ? Onde são aplicadas essas resinas plásticas? 

As resinas plásticas são polímeros sintéticos que, quando são aquecidos a uma temperatura específica conseguem ser moldados. Com essa possibilidade, as resinas plásticas se tornou uma matéria prima capaz de substituir diversos outros produtos com praticidade e economia. Além de ser processado e reprocessado diversas vezes, o fator econômico de cara é o que mais se destaca. Outro ponto de destaque, é que por meio das resinas termoplásticas uma infinidade de produtos podem ser adaptados para garantir mais segurança e resistência.  

Os últimos dados publicados pela Abiplast revelam uma expectativa de crescimento na produção dessas matérias primas até o ano de 2023, tornando-se uma solução eficiente para tratar os desafios do mundo. 

“As indústrias estão se fortalecendo e deixando uma marca muito importante no mundo. Compromissos e valores que antigamente eram comentados de maneira superficial, hoje recebe o apoio de uma parte da sociedade. Isso é um sinal positivo. É um importante começo!”

Sabemos que ainda existe um longo processo a ser discutido com seriedade. No entanto, podemos perceber que alguns sinais já nos indicam a um novo futuro. Futuro esse, que se preocupa com as próximas gerações e que faz o uso consciente de materiais plásticos, identificando que o papel da sustentabilidade não é uma coisa isolada, mas sim, um papel de todo cidadão que se preocupa com o planeta.